
Foram mais de 50 profissionais na ação de escuta, acolhimento e atendimento no meio do mundo, dia 31 de agosto.
Setembro é o mês de atenção à saúde mental e prevenção ao suicídio. Em Macapá, a prefeitura, sob a gestão do Dr. Furlan, reforça o compromisso de cuidar da população não apenas neste período, mas durante todos os meses do ano.
Já no dia 31 de agosto, antes mesmo do início oficial da campanha, mais de 50 profissionais estiveram no Parque Meio do Mundo, oferecendo atendimento, escuta e acolhimento à comunidade. Mas essa não é uma ação isolada: a rotina de cuidados se mantém diariamente em mais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que oferecem serviços especializados em saúde mental para crianças, adolescentes e adultos. O atendimento inclui suporte emergencial e acompanhamento a vítimas de violência.
Atendimento psicológico disponível para todos
A população conta hoje com acompanhamento psicológico clínico de segunda a sexta, das 8h às 18h. Além disso, há unidades estratégicas com plantão emergencial:
- UBS Marabaixo – das 7h às 19h
- UBS Marcelo Cândia – das 13h à 1h da manhã
O atendimento psicológico itinerante também alcança os distritos, tanto por via terrestre quanto pelas comunidades ribeirinhas, através da UBS Fluvial Célia Trasel.

Mais de 20 UBS1s com atendimento psicológico clínico para crianças, adolescente e adultos. Foto: Jesiel Braga
Crianças e adolescentes têm atenção especial
- Vítimas de violência são atendidas nas UBS’s Macapaba, Leozildo, Congós, Marabaixo, Pantanal e Perpétuo Socorro.
- Crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de TEA encontram suporte nas Salas Coração Azul (UBS’s São Pedro, Cláudio Leal e Lélio Silva), no CAPS Infantil, na Clínica Escola Coração Azul (voltada para alunos da rede municipal de 3 a 10 anos) e no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, onde há atendimento com psiquiatra e neuropediatra.
- Quem já possui diagnóstico recebe atendimento multiprofissional no Centro Especializado de Reabilitação (CER) e no CAPS Infantojuvenil.

A prefeittura de Macapá oferece atendimento humanizado e integral para quem busca os serviços de saúde.
Estrutura para casos de maior complexidade
Para situações de média complexidade, a rede municipal conta com:
- Unidade de Acolhimento Infantojuvenil – para jovens em situação de vulnerabilidade social, familiar ou de abuso de substâncias.
- Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) – referência em crises de saúde mental e emergências psiquiátricas em crianças de até 13 anos.
- Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – atua em casos de violência obstétrica, realizando notificações e encaminhamentos.
- CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – dedicado à saúde do trabalhador, com sede no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes (CEMPP) e unidades sentinelas como a UBS Lélio Silva, Marcelo Cândia, Marabaixo e o Hospital Universitário.
Atenção à diversidade
A gestão também garante atendimento especializado à população LGBTQIA+, incluindo pessoas em processo de transição de gênero, travestis, transexuais e pessoas não binárias. O cuidado se estende aos familiares, assegurando acolhimento, acompanhamento psicológico e multiprofissional.
Atendimento integral e humanizado
Segundo Joelma Ribeiro, coordenadora municipal de Saúde, o serviço contempla desde rodas de conversa até psicoterapia individual, cobrindo demandas como conflitos familiares, transtornos mentais, acompanhamento durante a gestação, atendimento infantil, suporte em casos de violência e acompanhamento de transtornos graves. “O cuidado é integral e humanizado”, destacou.

CAPSI da Zona Norte será entregue para a população nesta sexta, 05 de setembro, ampliando ainda mais o atendimento.
Um novo marco na saúde mental de Macapá
No próximo dia 5 de setembro, a prefeitura entregará o CAPSI da Zona Norte. Junto com a Clínica Escola Coração Azul e o Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes, ele formará o maior centro de desenvolvimento neuroinfantil do Norte do país.
Esse conjunto de avanços representa um salto inédito de qualidade na saúde de Macapá, ampliando a rede de assistência e fortalecendo o olhar integral ao paciente.

Com esses três equipamentos de saúde juntos, se forma o maior centro de desenvolvimento neuro infantil do Norte do País.
Com tantos serviços já em funcionamento e outros em expansão, não há desculpa para deixar a saúde em segundo plano. Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, busque atendimento. Divulgar essas informações pode salvar vidas.
No Setembro Amarelo, e em todos os meses do ano, Macapá mostra que há espaço, cuidado e acolhimento para quem precisa cuidar da saúde mental.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

