
Sob a liderança do Dr. Furlan, começam os movimentos do grupo político que tem amplo apoio popular no Amapá. Foto: Junior Dantas
Nesta segunda-feira, o Dr. Furlan deu posse ao novo secretário municipal de Mobilização e Participação Popular, Nelson Souza. Ele assume a vaga da primeira-dama Rayssa Furlan, que segue para novos desafios à frente do Partido Podemos no Estado e para sua possível candidatura ao Senado. Ela, que aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas, com grande vantagem em relação aos demais nomes, tem papel ativo e fundamental na gestão do prefeito.
Após cinco anos à frente da secretaria, deixa como legado o trabalho, a sensibilidade e a formação de novos líderes, alçando novos voos na vida pública.
Dra. Rayssa buscou formação em gestão e políticas públicas, passando por programas como o RenovaBR e, mais recentemente, o Insper. Unindo formação técnica à prática como liderança na gestão e também partidária, inicia 2026 ainda mais preparada.

Nelson Souza é o sucessor da Dra Rayssa na pasta, e ela segue para uma nova missão. Foto: Junior Dantas.
Na ocasião, Nelson Souza falou sobre a responsabilidade e o privilégio de sucedê-la e exaltou o estilo de gestão praticado pelo casal, que une pragmatismo e participação popular, destacando a essência da democracia, popularizada por Abraham Lincoln em seu Discurso de Gettysburg, em 1863: “governo do povo, pelo povo e para o povo”, conceito que reforça a soberania popular, a participação cidadã e o bem-estar coletivo como pilares da vida democrática.
O secretário municipal de Controladoria, Franco Souza, afirmou que o Amapá vive um momento de transformação política e que o ato representa esse novo tempo ao lado do que classificou como o maior líder político popular da história do estado.
“Não é apenas uma sucessão em uma pasta importante, é mais que uma mudança administrativa. É a convicção de que estamos no caminho certo. O povo do Amapá e de Macapá pode acreditar que a política capitaneada pelo prefeito Furlan tem, sem sombra de dúvida, o povo como origem, meio e fim. Isso nos faz acordar todos os dias e trabalhar intensamente, voltando para casa com o sentimento do dever cumprido, sabendo que encontraremos populares emocionados e agradecidos pelo que a gestão tem feito, dizendo que a esperança voltou a fazer parte do seu caminhar. A falta de esperança retira do ser humano aquilo que é mais intrínseco: acreditar que o amanhã pode ser melhor. Por muito tempo, a política no Amapá feriu a esperança do nosso povo, mas o prefeito Furlan e a Dra. Rayssa resgataram esse sentimento. Somos uma verdadeira irmandade na direção dos bons propósitos para Macapá”, declarou.
O vereador Alexandre Azevedo reiterou os relevantes serviços prestados pela Dra. Rayssa à frente da pasta e destacou sua liderança sensível às necessidades da população. Citou as clínicas-escola Coração Azul, os Espaços Família distribuídos pela cidade e distritos, além do programa Mobiliza Macapá, que leva serviços públicos diretamente à população — todos projetos desenvolvidos sob sua coordenação. Para o parlamentar, este é o momento de ampliar esse alcance para todo o estado.

Forte e atuante, Dra Rayssa se consolida como grande liderança feminina na política amapaense. Foto: Junior Dantas.
O prefeito Dr. Furlan explicou que a decisão foi tomada em comum acordo e que Rayssa apenas muda de função, permanecendo na missão de transformação de Macapá. Emocionada, Dra. Rayssa relembrou o trabalho realizado, a equipe, os aprendizados e as experiências vividas na pasta, afirmando ter certeza de que, sob o comando de Nelson Souza, a secretaria estará em boas mãos para dar continuidade a tudo que foi construído ao longo dos anos.
O momento marca também as movimentações de um grupo político que possui amplo apoio popular, não apenas em Macapá, mas em todo o estado, ganhando destaque nacional. Afinal, a gestão do Dr. Furlan figura entre as três melhores do país, e esse reconhecimento se transforma em força política capaz de influenciar os rumos do estado nas eleições de 2026.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
