cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 desfilar

 Alunos da rede municipal, professores, técnicos e representantes de instituições parceiras abrilhantaram o desfile. Foto: Junior Dantas

Macapá viveu, nesta sexta-feira (12), um dos momentos mais emocionantes da Semana da Pátria. A Prefeitura escolheu a data para realizar o tradicional desfile cívico, que também fez alusão ao aniversário de criação do antigo Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943.

desfile prefeito

O prefeito, Dr. Furlan, deu e recebeu carinho das crianças, seus familiares e servidores. "É um dos momentos mais aguardados da minha gestão". Foto Junior Dantas.

O evento reuniu cerca de 5 mil pessoas na Avenida FAB, transformando o espaço em um palco de patriotismo, cultura e reflexão. O tema deste ano foi “Macapá entre rios e florestas: sustentabilidade e saberes no coração do meio do mundo”, em sintonia com o debate internacional sobre meio ambiente e a preparação da Amazônia para sediar a COP 30.

desfile prefeitura

O trabalho de diretores, professores e técnicos com o foco em sustentabilidade, que foi o tema desde ano.

Participaram do desfile alunos das escolas urbanas e rurais, da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, professores, servidores e convidados de instituições parceiras — um total de aproximadamente 1.500 pessoas desfilando. Com fantasias criativas, faixas e cartazes, enquanto marchavam, os estudantes reforçaram o compromisso de cuidar da floresta, dos rios e da vida, mostrando orgulho de ser macapaense.

desfile civico

Tecnologia verde a serviço da preservação do meio ambiente. O desafio, desde pequeno,com a responsabilidade ambiental.

O prefeito Dr. Furlan acompanhou o evento e agradeceu o empenho das equipes da Educação. Ele destacou que o desfile é um dos momentos mais aguardados de sua gestão, pois fortalece valores patrióticos e integra a comunidade escolar.

Pais e professores assistiram atentos, emocionados com o entusiasmo dos alunos que chegaram cedo para se apresentar. O desfile trouxe representações da cultura local, como ribeirinhos, agricultores, o cultivo da mandioca e do açaí, além de manifestações tradicionais como o marabaixo. Outras alas defenderam a preservação da natureza, a importância dos rios e mares e a tecnologia verde como caminho para o futuro.

desfile hoje

Alunos representando a cultura agrícola, o plantio do açaí, da mandioca que marcam a tradição e os costumes.

As bandas do Exército Brasileiro, da Guarda Municipal e do IFAP garantiram o ritmo da marcha, levantando aplausos da plateia. O desfile também foi um momento de homenagem: À professora Rosana Coelho, falecida em junho, reconhecida pelo compromisso com a educação e inclusão; Ao servidor Waldeci Cunha Melo, que trabalhava na recepção da SEMED desde 2023, lembrado por sua dedicação e atenção no atendimento ao público.

 desfile

Alunos deixam a mensagem de que todos nós somos responsáveis por preservar os mares, rios e florestas.

O evento  terminou com a participaçao da legião dos fuscas passando na avenida. Este foi considerado um dos desfiles mais emocionantes dos últimos anos, deixando uma mensagem clara de que patriotismo, cultura e preservação ambiental caminham juntos no coração do povo macapaense.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

qrcode adriana

 

prefeitura_macapa_2