
Prefeitura de Macapá garante transporte gratuito para a população que quiser se divertir e aproveitar a expofeira.
Nesta terça-feira, 26, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou em suas redes sociais que a prefeitura vai disponibilizar transporte gratuito para a população durante a 54ª Expofeira do Amapá, evento promovido pelo governo do Estado. A feira acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, com uma programação diversificada que inclui shows nacionais, esportes radicais e feira de negócios.
A iniciativa não é novidade. Faz parte do estilo de gestão do Dr. Furlan, que prioriza os interesses da população da capital acima de divergências partidárias ou interesses eleitorais. Esse é exatamente o tipo de postura que a sociedade deseja: maturidade política para superar picuinhas e disputas que só prejudicam a vida do cidadão comum.

O anúncio foi feito em suas redes sociais: " Nós estamos garantindo a gratuidade dos ônibus para a expofeira."
Infelizmente, o mesmo não se observa no governo estadual. A postura do governador Clécio e de seu grupo político tem sido marcada pela ausência de convênios e investimentos na capital, onde vive 60% da população do Estado, além de uma conduta de perseguição política. O clima de beligerância é tão forte que até mesmo uma foto ao lado do prefeito vira motivo de retaliação. É comum ouvir de servidores estaduais que apoiam Dr. Furlan, mas evitam se manifestar publicamente por medo de represálias.
O exemplo mais recente foi a sanção aplicada pelo Ministério das Comunicações à Rádio Forte FM, justamente por abrigar em sua programação comentaristas que elogiam o trabalho do prefeito. Ao invés de priorizar políticas públicas e investimentos para Macapá, o governo estadual prefere gastar energia tentando silenciar vozes que reconhecem os avanços da gestão municipal.
Já o prefeito, mesmo com recursos limitados e sem apoio estadual, tem conseguido manter entregas importantes para a população. Com a gratuidade do transporte durante a Expofeira, Dr. Furlan garante o acesso democrático ao evento, movimenta a economia e mostra, na prática, que sua prioridade é atender às necessidades da população, e não transformar a política em um jogo de interesses.
A primeira-dama, Dra. Rayssa Furlan, também fez questão de convocar a população para prestigiar a feira, destacando que o que importa é gerar oportunidades e lazer, independentemente de quem organiza o evento:
“Bora lá, junta tua turma, bora pra Expofeira, que o busão é 0800!”, disse Rayssa.

"Bora lá prestigiar esse evento que fomenta a economia local e enche de dinheiro o bolso dos nossos empreendedores"
Essa postura revela um novo perfil de liderança: políticos que sabem separar divergência eleitoral do interesse coletivo. Como ressaltou o próprio prefeito:
“Nós estamos garantindo a gratuidade dos ônibus para a Expofeira como fazemos todos os anos.”
Com 87% de aprovação popular, a gestão municipal de Macapá dá mais uma aula de cidadania, valorizando o que realmente importa: o bem-estar da população. Afinal, quando a política se transforma em disputa mesquinha pelo poder, quem perde é sempre o povo.
Por isso, não é à toa que muitos reconhecem o trabalho de Dr. Furlan e, em contrapartida, criticam a postura do governo estadual. Que esse episódio sirva de lição: política deve ser feita com maturidade, respeito e foco nas pessoas.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

