
Turistas de Manaus, posam para a foto. "É um sonho que estamos realizando hoje: conhecer Macapá"
Celebração reúne moradores, turistas e quatro gerações de histórias no coração de Macapá.
O Mercado Municipal de Macapá completa 72 anos mantendo viva a tradição de ser o ponto de encontro mais querido da cidade. O espaço que marcou a expansão comercial da capital hoje celebra sua história com bolo, música, feira verde, peixe frito, açaí e atrações culturais até a meia-noite.
Inaugurado em 13 de setembro de 1953, o Mercado Central foi um marco para a expansão comercial de Macapá. Na época, era o maior prédio comercial da cidade e foi construído em localização estratégica, próximo ao Trapiche Eliezer Levy – ponto de chegada das embarcações que traziam mercadorias.

Em parceria com a SEMSA população recebe aferição de pressão, vacinas e testes rápidos durante a manhã.
Ali começaram a ser vendidos carnes, verduras, roupas, comidas típicas, farinhas, plantas, ervas medicinais e oferecidos serviços de costura, sapateiros e consertos em geral. Mais do que um centro comercial, o Mercado logo se transformou no principal ponto de encontro da comunidade, onde famílias se reuniam para conversar, interagir e receber pessoas que chegavam de outros municípios.

A população também pôde visitar a feira verde, com artesanatos, plantas, ervas medicinais e outros produtos.
“Sou apaixonada pelo Mercado Central”, conta Carmem Lúcia, moradora de Santana, que veio especialmente para participar da festa.
“Vim tomar meu café, fazer umas fotos para postar no Instagram e comer esse bolo. Gosto de valorizar o que é da nossa terra. Nossa capital está linda, maravilhosa – não perde para nenhuma outra do Brasil.”

Maria Cipriana, que trabalhou no Mercado central por mais de 50 anos, cortou o bolo, junto com a presidente do Macapátur, Lidiane Vieira.
O Mercado também guarda memórias de gerações. A senhora Conce Castelo, de 67 anos, participou da celebração acompanhada de sua filha, neto e bisneta:
“Eu sou prova viva dessa história. Quando criança, com 9 anos, minha mãe me trazia aqui para comprar carne e verdura. Nós morávamos no Pacoval e vínhamos a pé. Aqui encontrávamos outras famílias e depois seguíamos para a missa na Igreja de São José. É muito bom relembrar tudo isso.”

O bolo dos 72 anos deu pra quem quis. De forma organizada, todos que prestigiaram o momento, provaram uma fatia.
Atualmente administrado pelo Macapátur, o Mercado Central abriga bares, restaurantes e continua sendo um dos pontos de encontro mais queridos de Macapá, atraindo quem gosta de aproveitar boa gastronomia, samba e pagode às margens do Rio Amazonas.

Os restaurantes servem comidas típicas da região. Hoje, o tradicional peixe frito com açaí estará em promoção.
A programação do aniversário deste ano começou com a apresentação das Pretas da Percussão, seguida do tradicional bolo e diversas atividades paralelas, como feira verde, vacinação, aferição de pressão e testes rápidos. A festa continua ao longo do dia, com peixe frito e açaí a preços promocionais, música ao vivo, zumba e samba, além de atrações locais confirmadas até a meia-noite.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

