O time Beija-flor, de cor-de-rosa, derrotou o time Onça, de verde, por sete a dois.
Na manhã deste sábado, o PL Mulher do Amapá, realizou a sua segunda temporada de futebol feminino na lama do maior rio do Mundo. A modalidade esportiva é conhecida como futlama. O objetivo do evento foi confraternizar e, ao mesmo tempo, enaltecer a cultura esportiva do Estado. Ele contou com a presença de mulheres do PL Mulher da capital e do interior.
As pantufas fizeram sucesso, mas na hora de jogar, elas foram o maior obstáculo para tirar o pé da lama, de tão pesadas!
Para a competição ficar ainda mais divertida, as jogadoras estavam usando pantufas combinando com seus uniformes. Com a lama, elas pesavam, dificultando a locomoção no campo, o que gerou muitas gargalhadas. Quem colocou o pé na lama foi a Deputada Federal pelo Amapá, Silvia Waiãpi, organizadora e incentivadora do evento. A Presidente Estadual do PL Mulher, Judith Medeiros, também fez umas boas defesas no "campo".
A Dep Federal Silvia Waiãpi (PL) colocou o pé na lama, jogou como uma onça, mas a vitória foi do Beija-flor
O jogo foi debaixo de chuva e contou com dois times: "Beija-flor" cor-de-rosa e "Onça" verde. A escolha dos nomes foi uma referência a uma frase usada com frequência pela parlamentar: "Lute, até que o beija-flor se transforme em uma onça". No caso do jogo de hoje, o beija-flor ganhou de sete a dois. A Dep. Sílvia, que fazia parte do time da onça, teve que reconhecer a força do beija-flor. No final, teve até medalha e troféu para as participantes. A competição contou com participação de dois homens, um em cada time. Ambos estavam vestidos à caráter para combinar com a brincadeira.
Mulheres fortes, mulheres do Norte, unidas em um só propósito. Silvia Waiapi e Judith Medeiros (Pres. PL MULHER AP).
Para a parlamentar, que também é presidente do PL Mulher em Macapá, essa iniciativa visa mostrar a força, a coragem da mulher amapaense e, ao mesmo tempo, prestigiar o esporte característico e peculiar da região. "É um momento de estarmos juntas, fortalecendo o nosso time para os desafios que enfrentamos, todos os dias em prol do Estado e da Nação. Um momento de relaxar e ter esse contato com todas as mulheres que acreditam no papel fundamental delas na política," Disse a Deputada Silvia Waiãpi.
A competição teve sua primeira edição em dezembro de 2024 e promete virar tradição entre as Mulheres do PL
Após o jogo, que custou a começar porque dependia da maré, todas as participantes continuaram juntas, saboreando uma deliciosa feijoada no gabinete da Parlamentar. Na oportunidade, a Presidente do PL Mulher do Amapá, Judith Medeiros, falou de sua importante missão que é envolver e preparar mulheres na política para deixar um legado. Ela agradeceu a importância e o apoio da Dep. Sílvia nesse movimento que só cresce, a cada dia. O PL MULHER é liderado, nacionalmente, pela Ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro que tem feito uma grande convocação para que mulheres do Brasil se disponham a transformar a nação através da atuação na arena pollítica. O Amapá já provou que aqui elas arrasam também no futlama e estão prontas para os embates sadios pelo desenvolvimento do Estado.
O futlama é considerado, desde 2021, Patrimônio Cultural e Imaterial de Macapá. O esporte é praticado nas vazantes do Rio Amazonas e é tradicional na capital. De acordo com o Museu do Futebol, a atividade esportiva começou de forma casual, quando amigos se reuniam aos finais de semana para jogar pelada na beira do rio, na década de 1990. Em 2007, se consolidou como esporte com a criação da Federação Amapaense de Futebol de Lama.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
As fotos foram cedidas pela Ascom da Dep Sílvia no Amapá