cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 orla viva

O Prefeito Dr. Furlan foi recebido por uma multidão na entrega da Orla do Perpétuo Socorro, dia 01 de novembro.

Na tarde de sábado (1º), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou a 200ª obra de sua gestão em menos de cinco anos — e justamente aquela que chamou de seu “xodó” durante todo o processo de construção: a nova Orla do Perpétuo Socorro.

Reconhecido por acompanhar pessoalmente cada detalhe das obras em andamento, o prefeito estava visivelmente emocionado ao entregar à população uma orla segura, moderna, arborizada e cheia de vida, pensada para oferecer lazer, turismo, emprego e renda a um dos bairros mais tradicionais da capital amapaense.

A nova estrutura conta com parcerias com a iniciativa privada, que já resultaram na instalação de três grandes empreendimentos gastronômicos, simbolizando um novo modelo de gestão pública onde, como destacou Furlan, “todos saem ganhando”.

orla entrega

Foi o maior público presente em uma cerimônia de entrega de obra em Macapá. 1,2 km completamente lotado!

O projeto Orla Viva: transformando a frente da cidade

A revitalização faz parte do Projeto Orla Viva, uma iniciativa estratégica da Prefeitura de Macapá que busca valorizar as áreas às margens do Rio Amazonas e promover desenvolvimento sustentável.

O programa já entregou diversos pontos emblemáticos da cidade, como a Praça Jacy Barata Jucá, o Trapiche Eliezer Levi, o Complexo do Araxá, as Rampas do Açaí e Náutica, a Interligação Dona Zuila e o Mini Bosque Urbano Tia Laurita, entre outros espaços que fortalecem o turismo e impulsionam a economia local.

O objetivo é integrar urbanismo, meio ambiente, mobilidade e turismo, criando espaços públicos seguros, inclusivos e atrativos para moradores e visitantes.

Detalhes da obra

Financiada com recursos do Tesouro Municipal, a nova orla inclui:

  • reconstrução completa do muro de arrimo;
  • urbanização e paisagismo;
  • sinalização moderna e iluminação pública em LED;
  • calçadão para caminhada, com faixa acessível e rampas de acesso ao Rio Amazonas;
  • estacionamento;
  • três totens da Guarda Civil Municipal.

Entre os novos atrativos, destacam-se:

  • três arcos de chuveiros;
  • restaurantes;
  • o Monumento do Pescador;
  • espaço de calistenia;
  • homenagem ao icônico Maguila, figura lendária da boemia amapaense.

A Zeladoria Municipal transplantou 14 árvores adultas ao longo da orla. Já a Companhia de Iluminação Pública e Energia Sustentável instalou 68 postes metálicos viários e 34 postes ornamentais para iluminação pedonal, totalizando 109 pontos de luz.

orla sabado

Foram 14 árvores adultas transplantadas. Beleza, sombra, responsabilidade ambiental e espaço acessível para todos.

Cultura, memória e identidade

O Monumento do Pescador celebra a tradição e a identidade do bairro, valorizando os trabalhadores que ajudam a construir a história de Macapá.

A homenagem a Alfredo Teixeira Novaes, o inesquecível Seu Maguila, rememora um personagem marcante da cultura local. Maranhense e incansável trabalhador, Maguila se tornou conhecido por seu famoso bar — o “bar onde era proibido beijar” —, um espaço querido da boemia amapaense até sua morte, em 2005.

As duas esculturas são obras do artista plástico J. Márcio, responsável por diversos monumentos que hoje embelezam a capital.

Vozes da comunidade

O morador César Farias agradeceu ao prefeito por atender a uma antiga reivindicação:

“Peço que a comunidade do Perpétuo Socorro e todos que visitarem a orla possam preservar e valorizar este espaço. É daqui que vamos colher os próximos frutos e construir nossa verdadeira história.”

A empresária Lidiane, proprietária do restaurante Divina Arte Ver o Rio, destacou a emoção de ver seu sonho realizado:

“Sempre quis estar na orla de Macapá, e esta leva o nome da minha mãe, Perpétuo Socorro. É uma honra estar diante do Rio Amazonas, com a culinária que amamos, graças à confiança e apoio do prefeito e da primeira-dama.”

orla mcp

Famílias admiravam a paisagem e muitos já aproveitavam o acesso ao Rio para tomar banho na praia do P. Help.

Reconhecimentos e discursos

O secretário de Obras, Cássio Cruz, enfatizou o simbolismo da entrega:

“Essa orla não é só calçada. É um sentimento. É um espaço de lazer, amor e esperança. Essa gestão quebrou paradigmas e mostrou que tudo é possível quando há dedicação.”

O líder do governo na Câmara, Vereador Bruno Igreja, classificou o momento como histórico:

“Esta entrega é a materialização de um sonho antigo do povo. Perguntei ao prefeito o que o move a trabalhar tanto, e ele respondeu: ‘Tenho um propósito de vida — transformar a vida das pessoas e deixar um legado positivo’. E ele já deixou.”

O deputado estadual R. Nelson elogiou a eficiência da gestão:

“Furlan quebrou uma cultura de não entregar obras. Ele dá aula de gestão.”

A deputada federal Silvia Wajãpi destacou o impacto social da obra:

“Agora a população do Perpétuo Socorro vai poder viver num lugar seguro. Nós merecemos esse lar.”

Já o senador Lucas Barreto anunciou um empenho de R$ 5 milhões para a continuidade do projeto Orla Viva:

“Furlan é um gestor que faz. Nunca tivemos números tão altos no turismo e tantas obras entregues em tão pouco tempo.”

Gratidão e propósito

Ao final, o prefeito Dr. Furlan reconheceu o empenho de sua equipe e da base de vereadores, reforçando que o Parlamento “é o espaço do debate e da defesa de ideias”.

Ele também contou como a obra mexeu com ele pessoalmente:

“Quando assumimos, a FAB terminava ao lado da casa do governador. Tivemos a ideia de estendê-la até o Igarapé das Mulheres e, com isso, percebemos que era possível conectar o Perpétuo Socorro. O bairro sofria com erosão e destruição do muro de arrimo, mas decidimos enfrentar o problema. E Deus abençoou. Recuperamos tudo, homenageamos personagens históricos e chamamos a iniciativa privada para investir conosco.”

orla help

A população do bairro vai poder manter a tradição de fazer o churrasco embaixo das árvores que ficam dentro do Rio.

Furlan destacou ainda a importância da confiança entre poder público e empresários:

“O poder público não pode atrapalhar a iniciativa privada. Quando há confiança, os empreendedores investem — e acredito que investiram cerca de R$ 400 mil aqui porque acreditam na gestão.”

Encerrando o evento, o prefeito falou com emoção sobre o orgulho de ser macapaense:

“Queremos uma cidade onde as pessoas tenham orgulho de vestir a camisa do Rio Amazonas, do Perpétuo Socorro, do Meio do Mundo. Resgatamos a tradição do banho de rio, do churrasco à sombra das árvores. Quem tem o P. Help não precisa de Copacabana. Aqui é o nosso lugar, a nossa cidade, a cidade que amamos e que queremos ver cada vez melhor.”

 

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

qrcode adriana

prefeitura_macapa_2