
Depois de grandes obras estruturantes, o prefeito Dr. Furlan entrega Ônibus Turístico do Citytour Panorâmico “Viva Macapá”. Foto: Junior Dantas
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou à população, nesta quinta-feira (8), o Ônibus Turístico do Citytour Panorâmico “Viva Macapá”, durante solenidade realizada em frente ao Trapiche Eliezer Levy. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo local, ampliar o acesso da população aos principais pontos da capital e promover inclusão social.
Funcionamento e rotas do Citytour
Com duas rotas — uma para o Hemisfério Sul e outra para o Hemisfério Norte —, o serviço funcionará de quarta a domingo, com capacidade para até 140 pessoas por dia e 70 por viagem. O ônibus conta com assentos preferenciais para o público prioritário e acompanhamento de guia de turismo, que apresentará informações históricas, culturais e ambientais ao longo do percurso.
A listagem para o passeio será realizada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Trapiche Eliezer Levy, antes do início do roteiro. O passeio será gratuito por dois meses.
Rota Hemisfério Norte
Quarta e quinta-feira
1ª viagem: 16h30
2ª viagem: 18h30
Trajeto:
Trapiche Eliezer Levy; Teatro Municipal de Macapá Fernando Canto; Orla do Perpétuo Socorro; Parque Linear.
Retorno: Trapiche Eliezer Levy.
Rota Hemisfério Sul
Sexta-feira
1ª viagem: 16h30
2ª viagem: 18h30
Sábado e domingo
1ª viagem: 9h
2ª viagem: 16h30
Trajeto:
Trapiche Eliezer Levy; Mercado Central; Rampa do Açaí; Rampa Náutica; Complexo Turístico do Araxá; Praça Povos do Meio do Mundo; Parque Meio do Mundo; Bioparque da Amazônia; Complexo Turístico Orla da Fazendinha.
Retorno: Trapiche Eliezer Levy.
Valorização do patrimônio e identidade local
O Citytour Panorâmico “Viva Macapá” é um passeio turístico que valoriza o patrimônio histórico, cultural e natural da cidade, permitindo que moradores e visitantes redescubram Macapá de forma educativa, segura e democrática.
O projeto integra lazer, conhecimento e identidade local, aproximando a população dos principais cartões-postais do município.
Empresariado destaca impacto positivo no turismo
A empresária do turismo amapaense Josiane Coutinho afirmou que o prefeito estava realizando um sonho antigo do setor. Segundo ela, quando assumiu o sindicato, tinha o desejo de implantar um ônibus turístico, mas não havia condições financeiras para investir.

Josiane Coutinho, empresária do setor de turismo, disse que o Dr. Furlan realizou um sonho antigo dela. Foto: Junior Dantas
“O senhor conseguiu realizar o sonho que todos nós, empresários, sempre tivemos. O custo é alto, mas o senhor está dando essa oportunidade e, com isso, possibilita que possamos desenvolver o turismo com responsabilidade, olhando o todo como uma engrenagem que precisa funcionar, onde todos os setores ganham: do restaurante ao hotel, passando pelas agências de turismo. Isso gera renda para o estado e o município, atrai turistas e fortalece um turismo responsável. É isso que queremos e que plantamos”, afirmou.
Ela também parabenizou a diretora-presidente da Macapatur, Lidiane Vieira, pelo trabalho desenvolvido. “Mesmo não sendo fácil, todos os dias surge uma novidade, e isso se transforma em emprego e renda para mais pessoas”, completou.
Macapá vive um novo tempo, afirma presidente da Macapatur
A diretora-presidente da Macapatur, Lidiane Vieira, destacou que Macapá vive um novo tempo com mais uma entrega importante para o turismo.
“No Mobiliza Macapá, descobrimos que muitos macapaenses não conhecem o Meio do Mundo. Lá realizamos sonhos e agora, com o citytour panorâmico, vamos continuar realizando sonhos. A população pode procurar o Centro de Atendimento ao Turista para se informar sobre horários, dias e como participar do passeio”, explicou.
Vereador destaca potencial turístico e legado da gestão
O vereador Bruno Igreja, que já esteve em 24 países, conheceu quatro continentes e todos os estados brasileiros, destacou o potencial turístico do Amapá.
“Temos a única capital do Brasil banhada pelo maior rio do mundo, a única cortada pela Linha do Equador, nossa riqueza que é o açaí e uma culinária diferenciada. O que faltava era uma gestão que investisse em infraestrutura”, afirmou.
Ele lembrou que o estacionamento do Sambódromo, que antes no inverno virava lama e no verão poeira, foi transformado no Parque Meio do Mundo, além da reestruturação da Orla do Perpétuo Socorro.
“Se hoje o turismo do Amapá alcançou altos índices, desde a vinda de estrangeiros até turistas de outros estados, e se os recursos estão sendo investidos principalmente na capital, é por conta desse prefeito. As principais obras de infraestrutura que despertam interesse pela nossa história e cultura foram entregues na gestão do Dr. Furlan. O que faltava era um ônibus turístico como esse, algo que já vi na Inglaterra e agora temos aqui. Que nossos munícipes e turistas possam conhecer todas essas obras estruturantes e históricas que estão sendo deixadas como legado”, finalizou.

Com capacidade para 70 pessoas, ônibus fará o citytour panorâmico de quarta a domingo. Foto: Junior Dantas.
Deputado estadual destaca responsabilidade fiscal
O deputado estadual R. Nelson afirmou que a entrega realiza o sonho de muitas pessoas e representa mais uma promessa de campanha cumprida.
“São cinco anos de mandato e hoje Macapá tem um ônibus turístico porque tem onde levar as pessoas. Há cinco anos, poderia ter ônibus para ver o quê? Hoje, Macapá é uma cidade transformada pela competência do Dr. Furlan. Tenho orgulho de viver aqui, em uma cidade que oferece lazer e cultura”, declarou.
O deputado comparou os investimentos da capital com os do estado e ressaltou a responsabilidade fiscal da gestão municipal. “Com pouco recurso e sem convênios, Macapá entregou muito. O estado tem um rombo bilionário e dificuldade de entregar obras. O prefeito é hoje uma referência política, e qualquer gestor que queira fazer uma boa administração precisa se espelhar nele”, afirmou.
Prefeito destaca obras estruturantes e crescimento do turismo
O prefeito Dr. Furlan iniciou seu discurso agradecendo a Deus e reforçando que a prefeitura vive uma gestão abençoada. Ele afirmou que o setor do turismo vive talvez o melhor momento dos últimos anos em Macapá.
“Há 11 anos a Jacy Barata estava fechada, o Trapiche estava fechado. Como fazer turismo assim? Não faz. As obras de infraestrutura são responsáveis pelo momento que Macapá e o estado do Amapá vivem”, destacou.
Segundo o prefeito, entre janeiro e outubro de 2025, 130 mil passageiros desembarcaram na capital, 57.609 veículos entraram no estado e 44 mil visitantes internacionais passaram por Macapá. Ele citou a importância das pontes, binários e interligações viárias para estruturar a cidade como destino turístico em expansão.
“Macapá hoje está para os guianenses como Florianópolis está para os argentinos. Precisamos fomentar isso, garantir viabilidade de acesso e concluir a BR-156 para facilitar a chegada dos turistas”, afirmou, destacando ainda a importância do CAT para orientar visitantes e o potencial do mês de fevereiro para o turismo local.

Um grande público compareceu a esse momento histórico no turismo de Macapá e do Amapá. Foto: Junior Dantas.
Turista emociona público com mensagem bíblica
Uma turista de Roraima, presente no evento, abraçou o prefeito e pediu a palavra. Emocionada, dirigiu-se ao público e ao gestor municipal:
“Sabe quais são os maiores bens que esse homem tem? São vocês. Vou dedicar um versículo ao excelentíssimo prefeito. A palavra de Deus diz em Provérbios, capítulo 29, versículo 2: ‘Quando o justo governa, o povo se alegra’. A Bíblia também diz que não há um justo sequer, mas através do sangue de Jesus Cristo, você se tornou um homem justo, porque este povo está feliz.”
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor
