cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 ubs antonio

A comunidade local agradeceu pela nova UBS com ampliação de serviços na saúde básica em um ambiente de qualidade e equipado. Foto: Junior Dantas.

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, a Prefeitura de Macapá entregou à população a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Antônio da Pedreira, totalmente reconstruída e ampliada após nove anos sem reformas. A obra tem como objetivo fortalecer a atenção básica, oferecer conforto e dignidade aos moradores e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

O investimento de quase R$ 500 mil veio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Camilo Capiberibe, mais contra partida do tesouro municipal.

Estrutura moderna e acessível

Classificada como UBS Porte I, a unidade passou por uma transformação completa e agora conta com salas de inalação e soro, curativos, odontologia, triagem, consultórios médicos, além de espaços específicos para malária e coleta de PCCU, reforçando o compromisso com um atendimento integral e humanizado.

O novo prédio também dispõe de farmácia, recepção climatizada, copa, banheiros acessíveis e indiferenciados, além de vaga exclusiva para pessoas com deficiência (PCD), garantindo acessibilidade e acolhimento a todos.

Comunidade celebra conquista

Representando os moradores, Agnaldo Passos destacou a alegria da comunidade com a entrega da nova unidade.
A diretora da UBS, Marluce Chermont, agradeceu o apoio da SEMSA, da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da primeira-dama Dra. Rayssa Furlan, ressaltando o esforço conjunto para melhorar os serviços de saúde no distrito.

Ela enfatizou a importância da atuação da atenção primária, com foco na prevenção de doenças crônicas, e lembrou que a unidade atende 13 comunidades, entre elas: Assentamentos I e II, Vila do Santo Antônio, Bonito da Pedreira (área ribeirinha), Retiro Nossa Senhora do Carmo, Retiro Santa Maria, Retiro Nossa Senhora de Nazaré, Retiro Santo Antônio, Tamanduá, Conceição do Macacoari, Mangabeira, Boa Vista e São Joaquim do Rio Pedreira.

“Este momento é resultado de muito esforço e parceria. Agradeço a cada pessoa que trabalhou incansavelmente para que este sonho se tornasse realidade, superando desafios e barreiras”, afirmou Marluce.

ubs santo

Profissionais de saúde que atendem 13 comunidades próximas, terão melhores condições de trabalho. Foto: Junior Dantas

Parcerias que geram resultados

Durante o evento, Clara Capiberibe ressaltou a satisfação em representar o ex-deputado Camilo Capiberibe, autor da emenda:

“Ele sempre destina suas emendas nessa grande parceria com a prefeitura, com outras entregas importantes, como as das comunidades Jardim I e Ariri, beneficiando localidades quilombolas e ribeirinhas.”

Vereador destaca compromisso e denuncia retenção de repasses

O vereador Alexandre Azevedo, autor do requerimento que viabilizou a obra, destacou o compromisso do prefeito Dr. Furlan com a saúde pública:

“Desde o início do seu mandato, o Dr. Furlan tem tratado a saúde como prioridade absoluta, garantindo que quem precisa restaurar a saúde tenha atendimento rápido e eficiente. Ele vai além do básico e investe também em média e alta complexidade, como o IMPE e o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.”

O parlamentar também denunciou a retenção de recursos por parte do governo estadual, que deveria repassar valores de IPVA e ICMS do Fundeb à prefeitura:

“A Procuradoria ajuizou ontem uma ação contra o Governo do Estado. Desde o ano passado, esses repasses não são feitos. Ele tenta prejudicar politicamente o prefeito Furlan, mas quem sofre é o povo de Macapá. Isso é inaceitável.”

Azevedo ainda lembrou que o atual governador já viveu situação semelhante quando foi prefeito:

“Quando ele era prefeito, reclamava que o governador Waldez não repassava recursos. Como pode, agora, fazer o mesmo com Macapá? Isso é desrespeito com a população.”

Secretária destaca avanços históricos na saúde

A secretária municipal de Saúde, Dra. Érica, destacou que a atual gestão tem garantido atendimento inclusive às comunidades ribeirinhas e quilombolas, fortalecendo a saúde em todo o território macapaense.

“A saúde tem avançado e chegado onde precisa chegar. Quem entregou 35 obras na saúde, entre atenção primária, média e alta complexidade, em tão pouco tempo? Isso é inédito na história de Macapá.”

Ela ressaltou ainda resultados expressivos, como a redução de mais de 50% na mortalidade materna e o avanço nos indicadores de tuberculose no Estado, puxados pelos resultados do município.

“Macapá foi responsável pela mudança nos indicadores do Amapá. Escolhemos o trabalho como marca da gestão do Dr. Furlan.”

A secretária também anunciou a criação da primeira residência médica em Saúde da Família do município, com ênfase nas comunidades dos povos das águas e das florestas:

“Conseguimos a aprovação em tempo recorde e já teremos quatro vagas disponíveis no início do próximo ano. Não há barreiras quando o objetivo é servir à população.”

ubs

"Macapá avança em todas as áreas. Contra fatos, não há argumentos" Dr, Furlan. Foto: Junior Dantas

Prefeito Furlan destaca investimentos nos distritos

Encerrando a cerimônia, o prefeito Dr. Furlan destacou que os distritos têm recebido grandes investimentos e melhorias.

“O ramal do Lontra da Pedreira já está todo pavimentado. São muitos avanços para as comunidades. E estamos realizando a maior obra de saúde da cidade — o Hospital da Prefeitura — que contará com pronto-socorro, maternidade e diversos atendimentos.”

O prefeito também anunciou a contratação de uma nova enfermeira para atuar na UBS, preferencialmente da própria comunidade:

“É importante que o profissional conheça as pessoas e suas necessidades. Assim, vamos fortalecer ainda mais a saúde local. Macapá tem avançado em todas as áreas — e contra fatos não há argumentos”, concluiu.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

qrcode adriana

 

prefeitura_macapa_2