cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 deu ruim

Governador usou as suas redes e as redes do governo para fazer campanha antecipada com o Slogan e a camisa 

O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá deferiu a representação feita pelo partido Cidadania contra o governador Clécio Luís e o Governo do Estado, reconhecendo que o uso do slogan e da campanha institucional “Eu visto a camisa do Amapá” configura campanha eleitoral antecipada.

A decisão liminar do Processo 0600142-88.2025.6.03.0000 afirma:

“Da violação, em tese, de dispositivos normativos da legislação eleitoral, em especial ao do início do período da propaganda eleitoral, defiro o pedido de tutela provisória de urgência (liminar) com fundamento no art. 300 do Código de Processo Civil.
Determino as seguintes medidas imediatas, com vigência até ulterior decisão deste Colegiado:

Seja suspensa imediatamente a campanha ‘Eu visto a camisa do Amapá’ e o slogan a ela associado, em todas as mídias, plataformas digitais, canais oficiais e perfis pessoais do governador Clécio Luís Vilhena Vieira e do Governo do Estado, com a remoção — no prazo improrrogável de 72 horas — de todas as postagens, vídeos, banners, links, hashtags e demais conteúdos digitais alusivos à campanha institucional e ao evento ‘É hora de vestir a camisa’, veiculados nas redes sociais oficiais e pessoais do representado.

Determino a citação do Estado do Amapá, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, e do governador Clécio Luís Vilhena Vieira, para o cumprimento imediato da presente decisão, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento.”

A relatora da decisão é a juíza eleitoral Keila Christine Banha Bastos Utzig.

A determinação representa um revés para o governador, que aparece com desempenho fraco nas pesquisas de intenção de voto, apesar do apoio de figuras de peso como o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, e o próprio presidente Lula. Soma-se a isso o fato de Clécio estar com a máquina estadual nas mãos e praticamente sem oposição na Assembleia Legislativa do Amapá.

Enquanto a decisão do TRE joga um “balde de água fria” no projeto político de reeleição do governador, que demonstra pressa e ansiedade, o prefeito da capital, Dr. Furlan, segue estável nas pesquisas. Mesmo sem anunciar oficialmente sua candidatura, aparece como favorito e com chances claras de vitória no primeiro turno para o Governo do Estado.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

qrcode adriana

prefeitura_macapa_2