
Cerca de 15 figurantes e dezenas de socorristas participaram da simunação feira no Parque Meio do Mundo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Macapá celebrou, neste sábado (13), seus 19 anos de atuação com uma programação especial no Parque do Meio do Mundo. O evento reuniu dezenas de profissionais, voluntários e a comunidade para uma experiência única: uma simulação de acidente com múltiplas vítimas e uma oficina de primeiros socorros.

As cenas pareciam reais de um acidente automobilístico com muitas vítimas com ferimentos dos mais diversos, inclusive óbitos.
A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do trabalho realizado diariamente pelo SAMU, mostrando na prática como cada segundo conta no salvamento de vidas. Durante a simulação, 15 figurantes representaram vítimas de um acidente, e os socorristas apresentaram o método START, protocolo internacional utilizado para triagem em situações com múltiplas vítimas. Viaturas, equipamentos e técnicas de atendimento foram demonstrados ao público, que acompanhou cada passo atentamente.

A população ficou atenta aos procedimentos e à triagem dos pacientes feita pela equipe do SAMU de Macapá.
“É importante que a população esteja consciente da importância do nosso trabalho, que garante vidas, e do quanto o trote pode prejudicar o atendimento de quem realmente precisa”, destacou o diretor do SAMU Municipal, Dr. Éder Favacho.
Criado para garantir atendimento rápido e eficiente em situações de risco, o SAMU é referência em urgência e emergência no município. Desde 2022, já foram realizados mais de 57 mil atendimentos. Atualmente, o SAMU de Macapá conta com uma equipe formada por 29 enfermeiros, 38 técnicos de enfermagem, 33 condutores-socorristas e 4 profissionais administrativos. Ao todo, são cerca de 600 atendimentos mensais.
Neste ano, a gestão municipal reforçou a estrutura do serviço, entregando duas bases totalmente reformadas, ampliadas e equipadas: uma na Zona Norte, em maio, e outra na Zona Sul, em agosto. Investimentos que valorizam os profissionais e garantem mais qualidade no atendimento.
A enfermeira Ieda Torres, que integra a equipe há seis anos, relatou a importância do atendimento humanizado.

Durante programação, pronunciamento sobre a alegria de honrar e cumprir essa missão diária de salvar vidas.
“Já vivenciei muitas situações marcantes, desde partos até pacientes em estado terminal. Lembro de uma senhora de cerca de 70 anos, com câncer avançado, que não queria ser levada ao hospital. Através do acolhimento e da conversa, conseguimos convencê-la. Fomos de mãos dadas até o hospital. Esse é o lado humano do nosso trabalho.”
O enfermeiro Alex explicou o impacto do método START:
“Nosso objetivo é garantir que o maior número possível de vítimas sobreviva. Hoje mostramos na prática como fazemos a triagem e o atendimento inicial, demonstrando a expertise e a dedicação da equipe.”
O evento foi encerrado com uma oficina prática de reanimação cardiorrespiratória (RCP). Crianças e adultos aprenderam como identificar uma parada cardiorrespiratória e quais os primeiros passos para prestar socorro — a começar por ligar para o 192.

Samuzeiros e todos os envolvidos na ação que comemorou em grande estilo os 19 anos da instituição em Macapá.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e reforçou o compromisso do município com a conscientização da população e a valorização do trabalho das equipes de urgência e emergência.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

