
Atividades lúdicas e didáticas ajudaram as crianças a entenderem a importância de ingerir alimentos saudáveis.
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou na UBS Cláudio Leão uma programação especial voltada à promoção de hábitos alimentares saudáveis na primeira infância. A atividade foi direcionada a crianças de 6 meses a 5 anos e seus responsáveis.
A programação contou com uma palestra interativa sobre os “12 Passos da Alimentação Adequada e Saudável”, abordando temas como o início da alimentação complementar, a introdução dos primeiros alimentos e o incentivo ao consumo de produtos in natura e regionais.
Durante o evento, houve ainda uma mesa expositiva com demonstrações práticas sobre a evolução da consistência dos alimentos, além da oficina “Primeiros Sabores”, que ofereceu orientações sobre alimentação infantil e distribuição de brindes saudáveis.
Outras ações foram integradas à programação, como feirinha saudável, vacinação, suplementação com vitamina A, demonstração de higiene bucal e atendimento pediátrico para avaliação de crescimento e atualização da caderneta infantil.

Espaço para pintura e orientação sobre o cuidado com a saúde bucal também marcaram a programação.
A subsecretária de Assistência à Saúde, enfermeira Alessandra Reis, destacou a importância do engajamento das unidades básicas em temas que promovem qualidade de vida desde cedo:
“Precisamos reforçar isso, principalmente com as crianças na primeira infância, que precisam ter contato com uma alimentação saudável. É importante lembrar que todas as nossas unidades básicas contam com nutricionistas. Os pais devem procurar esses profissionais para orientação, porque hábitos saudáveis se constroem desde cedo”, afirmou.
Alessandra ressaltou ainda que o resultado de ações como essa não é imediato, mas tem impacto duradouro:
“A médio prazo, percebemos uma melhora significativa na qualidade de vida da população, com redução de doenças como hipertensão e diabetes, que têm origem em uma alimentação inadequada.”

Acompanhamento pediátrico e nutricional desde o primeiro mês. Orientações aos pais na introdução alimentar.
A importância do acompanhamento nutricional também foi destacada por Rinalva de Jesus, mãe do pequeno Marcos, que participa das ações na UBS desde o nascimento do filho:
“Meu filho teve reações alérgicas à minha alimentação e foi na UBS que recebi todo o apoio. Como minha produção de leite era baixa, precisei iniciar a introdução alimentar mais cedo, aos cinco meses. Com o acompanhamento da nutricionista e da pediatra, ele começou a ganhar peso e hoje está muito bem. Sem esse suporte seria muito difícil, porque o atendimento particular com um alergista é caro. Essa UBS realmente veio para nos ajudar.”
Para a Prefeitura de Macapá, a iniciativa reforça o compromisso com a educação alimentar e nutricional como estratégia de prevenção e promoção da saúde.
“Uma alimentação equilibrada é a base para o desenvolvimento infantil. Transmitir esse conhecimento é investir em um futuro mais saudável para toda a população”, destacou a Subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

