
Cantor brasileiro, Thiago Arancam, vive na Itália e já ganhou vários prêmios internacionais. Foto: Junior Dantas.
Nesta sexta-feira, 19, data em que se celebra o Dia Nacional do Teatro, Macapá viveu um momento histórico. O recém-inaugurado Teatro Municipal Fernando Canto recebeu, em sua noite de estreia, um espetáculo à altura da ocasião: a apresentação do maior tenor brasileiro da atualidade, Thiago Arancam, reconhecido internacionalmente.
O evento reuniu autoridades políticas, empresariais, artistas e representantes da gestão municipal para celebrar uma conquista cultural aguardada há anos. O ambiente respirava sofisticação e emoção, transformando a noite em um marco para a cultura amapaense.

Dr. Furlan e esposa, Dra Rayssa, ladeados do casal Lucas e Graça Barreto. Amigos e aliados políticos. Foto: Junior Barreto.
Na abertura da cerimônia, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou o simbolismo da data e a importância do teatro para a capital.
“Hoje é uma noite de reencontro de Macapá com a sua identidade, com sua cultura, um reencontro do seu povo com o palco para grandes shows e celebrações. Vamos receber aqui artistas de renome, mas também nossos alunos da rede municipal, que virão se apresentar, aprender, formar plateia e crescer em contato com a arte. Macapá merece ter tudo o que as outras capitais têm – e agora tem o seu primeiro teatro municipal. Que comece o espetáculo!”, celebrou o prefeito, emocionado.

Cantor encantou e levou o público presente a uma viagem no tempo. A noite já entrou para a história. Foto: Junior Dantas
E o espetáculo começou em grande estilo. Thiago Arancam, que mora na Itália e já se apresentou em mais de 40 países, trouxe para o palco um repertório emocionante. O tenor possui uma trajetória consagrada: recebeu o Prêmio Revelação no 5º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão em 2004, o que lhe garantiu bolsa de estudos para a Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala de Milão. Entre 2007 e 2008, foi premiado como Talento Emergente della Lirica, em Bolzano, e, em 2008, conquistou três importantes prêmios no Concurso Operalia de Plácido Domingo: Primeiro Prêmio Zarzuela, Primeiro Prêmio do Público e Segundo Prêmio Ópera.

O espetáculo também contou com a interação com a plateia cantando, vibrando, sentindo, se emocionando. Foto: Junior Dantas.
No “meio do mundo”, Arancam fez da noite um momento inesquecível. Ao combinar canto e interpretação, o tenor entregou uma performance que emocionou a plateia, que o aplaudiu de pé. Em um repertório repleto de clássicos da música italiana, brilhou em canções como “Il Mondo”, “Dio, Come Ti Amo” e trechos de “O Fantasma da Ópera”.
Encantado com o novo espaço, o artista elogiou a estrutura, a acústica e a beleza do teatro, afirmando que Macapá ganhou um equipamento cultural à altura de seu povo.
“O protagonista hoje é a arte, o teatro, a cultura. Este teatro é a verdadeira estrela da noite”, declarou Thiago Arancam, que ainda interagiu com o público, registrou fotos com fãs e agradeceu o carinho da cidade.

O casal Furlan foi chamado ao palco e recebeu o carinho do artista: "ao amanhecer, vencerei," citou Arancam. Foto: Junior Dantas.
O sentimento coletivo foi de celebração e pertencimento. O público riu, chorou, se emocionou e vibrou com cada nota, provando que a arte, quando feita com amor e em um espaço preparado com cuidado, é capaz de tocar a alma e transportar as pessoas para outros tempos e lugares.
A estreia do Teatro Municipal Fernando Canto marcou não apenas o início de uma agenda cultural de alto nível, mas também o início de um novo capítulo para a cultura amapaense. Macapá agora tem palco para receber grandes espetáculos e formar novas gerações de artistas e amantes da arte.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

