cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 macapa macae

Comitiva liderada pelo prefeito Dr. Furlan, vai ao Macaé Energy. Cooperação técnica preparando Macapá para a indústria do petróleo

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, embarcou na madrugada de hoje para Macaé (RJ), dando início à segunda etapa do programa Conexão Macapá-Macaé — uma parceria técnica estratégica com a cidade fluminense, referência nacional no setor de petróleo e gás.

A visita integra um esforço de preparação de Macapá para a chegada da indústria petrolífera. A comitiva é formada por secretários municipais, vereadores da base aliada, representantes do setor empresarial, industrial e acadêmico. Entre os parlamentares estão os vereadores Bruno Igreja e Ezequias (líder e vice-líder do governo na Câmara), além da vereadora Maraína.

Também participa da comitiva o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), Franck Almeida. Segundo ele, “a missão Macaé é fundamental para o Amapá. Vamos aprender com a experiência consolidada da indústria do petróleo, corrigir eventuais erros e aplicar boas práticas em benefício da sociedade amapaense.”

Mesmo raramente ausente da cidade, Dr. Furlan enfatizou a importância da missão. “Vamos buscar conhecimento, tecnologia e diretrizes para preparar Macapá para essa nova realidade. O objetivo é garantir que o setor público e a iniciativa privada estejam prontos para aproveitar ao máximo as oportunidades que essa indústria traz, com foco no desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da nossa população.”

A agenda inclui participação na segunda edição do Macaé Energy, evento promovido pela Firjan, Rede Petro-BC e a Prefeitura de Macaé. Realizado no Royal Palace Macaé Hotel, a programação contará com três dias de debates sobre integração energética, futuro do offshore, reativação de campos maduros, mercado de gás, entre outros temas essenciais para o setor energético.

Durante a visita, haverá também troca de experiências entre os técnicos das duas prefeituras, com foco na estruturação administrativa e de pessoal para acolher empresas e dinamizar serviços ligados ao petróleo — setor que transformou Macaé ao longo de quatro décadas e que agora começa a moldar o futuro de Macapá.

Dr. Furlan destaca que esse é um momento decisivo. “É imprescindível termos um planejamento sólido, com cronogramas e metas bem definidos. Precisamos facilitar a chegada das empresas, qualificar a mão de obra local e garantir que os benefícios cheguem à população e ao empresariado.”

Macaé, reconhecida como a “Capital da Energia”, é hoje o maior polo operacional de óleo e gás do Brasil, abrigando uma densa cadeia produtiva e infraestrutura robusta. A comitiva de Macapá permanecerá na cidade até o dia 4 de julho, numa verdadeira imersão técnica e estratégica, com muito trabalho, que já é a marca registrada dessa gestão.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Invista onde você encontra conteúdo de valor

www.palavrasdeadrianagarcia.com

 

prefeitura_macapa_2
prefeitura_macapa_1